Os Benefícios das Relações Íntimas

love-1878813_960_720

Os Benefícios das Relações Íntimas

 “A atividade sexual sem dúvida traz felicidade e qualidade de vida”.           Dr. Joaquim de Almeida Claro, urologista da Universidade de São Paulo (USP)

Manter relações sexuais não é apenas diversão e prazer. Há uma série de incríveis benefícios para a saúde que elas oferecem. Para começar, ser fisicamente íntimo de alguém pode aliviar o estresse, melhorar o sono, baixar a pressão sanguínea, aumentar sua imunidade e fazer com que você se sinta mais conectado com seu parceiro. Mas as boas novas não param por aí. Manter relações íntimas pelo menos uma vez por semana pode salvaguardar o seu DNA e ajudá-lo a viver mais tempo.

No estudo, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, acompanharam a vida sexual de um grupo de 129 mães que mantinham relações por uma semana. As participantes foram solicitadas a fornecer um relatório diário de sua satisfação geral de relacionamento, bem como instâncias de conflito, apoio e intimidade com seus parceiros.

Os pesquisadores, então, compararam os relatórios das mulheres com suas amostras de sangue e, ao fazê-lo, encontraram um padrão fascinante. Descobriu-se que as mães que tinham contato íntimo com seus parceiros pelo menos uma vez durante aquela semana, tinham uma cobertura protetora de telômeros significativamente maior nos filamentos de DNA e a parte de uma célula responsável pelo envelhecimento – em comparação àqueles que não o faziam.

Mas o que os telômeros têm a ver com uma vida mais longa? Ao longo do tempo, os telômeros encontrados em suas células quebram devido ao envelhecimento, má alimentação e alto consumo de álcool. No entanto, os resultados mostraram que a relação sexual regular pode repará-los e prolongá-los, mantendo as células saudáveis ​​e jovens.

Benefícios do sexo para a saúde

A lista dos benefícios do sexo é enorme: deixa a pele mais saudável, exercita músculos diferentes do corpo, promove a oxigenação (e ajuda a fixar a memória), aumenta à imunidade, melhora a qualidade do sono, combate o estresse e a depressão e evita até câncer.

A melhora na oxigenação também faz bem ao cérebro e aos músculos. “A alimentação celular melhora por causa do maior fluxo sanguíneo promovido pelo relaxamento”, afirma o psicoterapeuta sexual de casais Oswaldo Rodrigues Jr. Além disso, alguns músculos diferentes dos utilizados no cotidiano são exercitados, dependendo das posições.

Qual o órgão do seu corpo que mais se aproveita de uma extenuante sessão a dois? Ele mesmo, o cérebro. Ora, lá se encontra o verdadeiro terminal do prazer. Quem agrada constantemente essa central de instintos e emoções ganha uma baita massagem no ego. “A autoestima melhora porque o indivíduo se sente desejado pelo outro”, resume a psicóloga Ana Canosa, de São Paulo. E não pense que essa guinada no astral se deve apenas ao orgasmo. “As preliminares também são fundamentais, sobretudo para a mulher, que precisa ser tocada e beijada. A excitação promove uma maior liberação de hormônios, aumentando o tamanho do canal vaginal e as chances de chegar ao orgasmo”, diz o ginecologista e obstetra Francisco Anello, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Ou seja, tudo que antecede a penetração tem o seu valor para o corpo e para a mente dos parceiros.

Bom para o coração e diminui o estresse

Um estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, realizado com mais de 3 mil homens de 45 a 59 anos, concluiu, após 20 anos, que o sexo frequente pode reduzir o risco de infartos fatais e de derrames. De acordo com as conclusões da pesquisa, a morte súbita causada por problemas de coração é mais comum entre homens que afirmam ter níveis baixos ou moderados de atividade sexual.

O coração pode até sair ganhando de verdade quando um sexo mais caliente marca presença no dia a dia. “Durante a relação sexual, como em um exercício físico moderado, há um aumento temporário do trabalho cardíaco e da pressão arterial”, explica o cardiologista José Lazzoli, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Durante o bem-bom, o corpo fabrica uma porção de substâncias, entre hormônios e nurotransmissores. Uma delas é a endorfina, a mesma que dá as caras quando se pratica um exercício físico por alguns minutos. Essa molécula capaz de aliviar as sensações dolorosas é descarregada para valer no ápice da relação, o orgasmo. Daí a suma importância de fazer exercícios físicos para ambos se beneficiarem.

Ninguém precisa ser cientista para saber que uma boa relação amorosa apaga a quase inevitável tensão do dia a dia. Mas saiba que até os pesquisadores estão cada vez mais interessados nesse potencial, que é maior quanto mais intenso for o sexo. Um estudo da Universidade de Paisley, na Escócia, constatou: os voluntários que faziam questão da penetração respondiam melhor a situações estressantes. “A atividade sexual diminui o nível de ansiedade”, diz o urologista Joaquim de Almeida Claro, da Universidade de São Paulo (USP).

“Durante o orgasmo, ocorre uma poderosa descarga de tensão graças à liberação de substâncias ligadas ao prazer e ao bem-estar. No entanto, basta que o sexo seja agradável para proporcionar tal efeito, aliviando dores e combatendo a insônia, o estresse e a ansiedade, que podem afetar negativamente o corpo de diversas maneiras”, afirma a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O sexo aumenta a intimidade no relacionamento. O motivo é a ocitocina, também conhecido como o hormônio do amor, que aumenta a empatia e a generosidade. A atividade sexual é parte integrante do ser humano contribuindo fundamentalmente para a saúde física e mental.  Há uma excelente relação entre sedução, amor, paixão, carícia e toda uma gama de conhecimento e prática que configura a pessoa numa vida mais equilibrada, familiar, feliz e motivada as grandes realizações.

Dr. A. Inácio José do Vale

Psicanalista Clínico, PhD

Escritor e Conferencista

Professor de Pós-Graduação na Faculdade Norte do Paraná

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ. E da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ.

Fontes:

http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=11959

https://www.ativosaude.com/saude-sexual/beneficios-do-sexo/

https://saude.abril.com.br/bem-estar/9-razoes-medicas-para-se-fazer-sexo/

https://www.minhavida.com.br/saude/galerias/11730-oito-beneficios-do-sexo-para-a-saude

Deixe um comentário

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress